CEFR - Common European Framework of Reference

A CEFR – Common European Framework of Reference, é um documento que descreve a competência linguística dos aprendizes de línguas estrangeiras. Inicialmente desenvolvido na Europa e utilizado pelos países membros da Comunidade Europeia, é, hoje, mundialmente aceito como padrão para nivelar o grau de conhecimento que uma pessoa possui de outra língua.

Seus seis níveis de referência são A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

USUÁRIO BÁSICO - NÍVEL A1

Consegue compreender e usar expressões e frases básicas do cotidiano para resolver necessidades concretas. É capaz de apresentar-se e também apresentar outras pessoas, perguntar e responder questões sobre onde mora, pessoas conhecidas e coisas que possui. Consegue interagir de modo simples desde que a outra pessoa fale devagar, com clareza e esteja preparada para ajudar.

USUÁRIO BÁSICO - NÍVEL A2

Consegue entender sentenças e expressões frequentemente usadas para descrever áreas de relevância imediata, tais como informações pessoais e familiares básicas, fazer compras, localização geográfica, trabalho. Consegue se comunicar em tarefas simples do cotidiano que exijam troca de informações diretas sobre assuntos familiares. Consegue descrever experiências e formação, seu entorno e suas necessidades imediatas em termos simples.

USUÁRIO INDEPENDENTE - NÍVEL B1

Consegue entender os principais pontos comunicados de forma clara, apresentados em discurso padrão, sobre assuntos familiares normalmente encontrados no trabalho, escola, lazer etc. Consegue lidar com a maioria das situações que possam surgir em viagens. Consegue produzir textos simples sobre assuntos que são de interesse pessoal. Consegue descrever experiências e eventos, sonhos e ambições e dar explicações breves sobre planos e opiniões.

USUÁRIO INDEPENDENTE - NÍVEL B2

Consegue entender as ideias principais em textos mais complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas em sua área de especialização. Consegue interagir com certo grau de fluência e naturalidade que torna a interação com nativos possível e sem esforço para ambas as partes. Produz textos claros sobre vários assuntos, explicando seu ponto de vista e apontando suas vantagens e desvantagens.

USUÁRIO PROFICIENTE - NÍVEL C1

Consegue entender uma ampla gama de textos complexos e longos, e reconhecer o significado implícito neles. Consegue expressar-se fluente e espontaneamente sem demonstrar hesitação ao buscar expressões. Usa efetivamente o idioma em contextos sociais, acadêmicos e profissionais. É capaz de produzir textos claros, detalhados e bem estruturados sobre temas complexos, demonstrando domínio na utilização de recursos e padrões de organização, conexão e coesão de ideias.

USUÁRIO INDEPENDENTE - NÍVEL C2

Consegue entender com facilidade praticamente tudo que ouve e lê. Consegue resumir informações de diferentes fontes faladas e escritas, reconstituindo argumentos e relatos de forma coerente. Consegue expressar-se espontaneamente, com muita fluência e precisão, identificando diferenças bastante sutis de significado em situações mais complexas.

GTMI IDIOMAS

Escola de Idiomas na Chácara Santo Antônio, em Santo Amaro.

localização

Rua Alexandre Dumas, 921
Chácara Sto. Antônio
Santo Amaro - SP

cONTATO

contato@gtmi.com.br
(11) 4564-0987

DESENVOLVIMENTO

GTMI Idiomas 2018 - Direitos Reservados
Desenvolvido por Ufa!Design